domingo, 1 de fevereiro de 2009

Francisca Queiroz: Triângulo amoroso em A Lei e o crime

Por Thaís Bronzo

Francisca Queiroz vai interpretar sua primeira protagonista na televisão. Em A Lei e o crime, ela dá vida a Catarina, uma milionária formada em Direito e casada com Renato (Eduardo Lago). Sem nunca exercer a profissão, após o assassinato do pai, se torna delegada de polícia.

- Catarina não é perfeita, nem justiceira, é uma pessoa que cumpre mesmo a lei. Ela é uma representante da lei com ética. Mas ela tem um lado frágil: está lá liderando homens, mas por dentro tem medo. E ela narra todos os episódios do seu ponto de vista.

Como atriz, ela garante que é muito importante não fazer papéis apenas de pares românticos.

- É muito bom você poder fazer outras coisas, do que fazer a mulher que sofre por amor, a mulher que é traída, a mulher que passa a vida lutando por um homem, isso cansa um pouco. Eu gosto muito dessa personagem, gosto de mulheres que conseguem ocupar os lugares que são tão preenchidos por homens. Eu sou um pouco assim. Não sou feminista, mas acho que a gente tem que batalhar, trabalhar, se colocar, se posicionar. E é bom quando a televisão ou qualquer outro meio de comunicação começa a dizer que isso é bacana e que isso acontece.

Por interpretar uma delegada que sobe nos morros, Francisca está tendo que lidar com armas.

- Eu não tive muita dificuldade para pegar em armas. Já tinha feito outros trabalhos com armas no teatro e em curta-metragem. Mas eu nunca tinha gravado em favela. É diferente, mas é uma realidade que tem no Rio.

Para se preparar, ela leu bastante, principalmente a situação do Rio de Janeiro e viu filmes, como Elizabeth, que narra a trajetória de uma mulher que sai do trono para viver a realidade.

- Mas, o que aconteceu comigo depois do seriado é que, eu já tinha um pouco de medo de andar no Rio, hoje eu fico com mais medo, porque você começa a ler muito, a pesquisar muito.

Como o ESTRELANDO mostrou, o autor de A Lei e o crime, Marcílio Moraes, disse que o seriado tem muita ação e pouco respiro. Mas, ele mesmo afirmou que a trama conta com um triângulo amoroso.

- O Renato não vai gostar nada da esposa virar delegada. Vai ser um romance conturbado, porque o par dela será o Leandro, vivido por Heitor Martinez, ele conta.

A atração que haverá entre Leandro e Catarina será perigosa, pois o moço é um inspetor de polícia acusado de vários crimes.

- Mesmo acusado, ele não abandona o posto, tentando fazer o trabalho dele. Para tentar provar que é inocente, ele trabalha por debaixo dos panos, faz investigações por conta própria, sem que a cúpula da polícia saiba. Isso pode incriminá-lo ainda mais. É uma vida de risco, mas é a única maneira de provar a inocência dele, explica Heitor.

O ator defende o seu personagem e acredita em sua inocência.

- Mas tem alguns mistérios, que deixa mais para o final, deixa no ar o autor do seriado.