terça-feira, 21 de abril de 2009

Florais de Bach: Terapia ajuda a superar as pressões do dia-a-dia

Por Thaís Bronzo

Depressão, síndromes, ciúmes excessivos, falta de ânimo, medo, agressividade... esses e mais outros tantos sentimentos nos afligem diariamente. E, ao contrário de uma dor de cabeça ou uma gripe, não são fáceis de serem diagnosticados e tratados. Afinal, não existe um remédio que cure uma tristeza, por exemplo.

Enquanto a medicina cura o corpo físico, o médico inglês Edward Bach, na década de 1930, descobriu um sistema universal de cura: os chamados Florais de Bach. A cura, neste caso, não era física, mas sim emocional, afinal, para ele a desordem dos sentimentos e emoções se refletia em malefícios no corpo - uma constatação, atualmente, muito fácil de entender."Bach identificou 38 estados negativos da mente, como medo, incerteza, solidão e desalento. Para cada estado de ânimo ele encontrou uma planta e criou uma essência floral para tratá-lo", explica Maria Aparecida das Neves, educadora do programa de educação de Florais de Bach no Brasil.

Os Florais de Bach são 38 essências feitas a partir de plantas e florais, ‘gotinhas' que ajudam as pessoas a administrar as pressões emocionais do dia-a-dia e as que surgem motivadas por alguma situação específica - perdas, traumas etc. "As plantas possuem ressonância similar a nossa e, por isso, tem a capacidade de neutralizar os estados negativos", detalha. Com as emoções em ordem, é possível ter um corpo saudável, livre de qualquer mal.

O sistema criado por Bach é totalmente natural, não é caro, não têm contra-indicação e pode ser utilizado desde crianças até idosos e, inclusive, em animais. Ao contrário dos fitoterápicos, os florais não causam reações adversas se for tomado erroneamente.

A chave para receitar as essências é justamente reconhecer como a pessoa está se sentindo e verificar qual essência corresponde com o estado de espírito descrito.Por ser uma terapia complementar, pode ser combinada com outras terapias. "O remédio trata das doenças físicas existentes, enquanto os florais cuidam do emocional", completa Maria Aparecida.

Dúvidas - Entre em contato com a educadora Maria Aparecida das Neves, pelo site www.disqfloral.com.br