terça-feira, 21 de abril de 2009

Sim: Quero compor família, diz Guilherme Berenguer

Por Thaís Bronzo


Guilherme tem 28 anos, sendo que os últimos cinco anos foram vividos na televisão. E mesmo tão novinho, ele é um homem maduro, que já pensa em manter uma vida a dois.

- O amor é brega, o cara que não é romântico, ele não é realizado.

Então, quando que o ator, que chegou a festa de lançamento de Paraíso, realizada na última semana, acompanhado da namorada, Bianca Cardoso, vai pedir a mão da moça em casamento?

- Não sei ainda. Eu quero compor família, isso faz parte do próximo passo.

Muito brincalhão, Guilherme fez a maior confusão quando questionado sobre o tempo de namoro dele e Bianca.

- Amor! Nove meses? [Bianca, bem de longe, faz cara de quem não entendeu]. Não é filho não [risos]. Quanto tempo estamos juntos? [Ela respondeu com as mãos] Vamos fazer dez meses. [Ela acena mais uma vez] Não, ela me corrigiu: 11 meses, enfim respondeu Guilherme, entre muitas risadas.

As brincadeiras também continuaram quando Guilherme relembrou o seu tempo de adolescente: encanado com o próprio corpo por ser gordinho.

- A primeira fase de Malhação me marcou muito. Porque eu fui um adolescente gordinho. Então, quando passava a vinheta [ele cantarola um trecho da música], eu falava: vou ficar com um abdômen igual a esse. E foi, curiosamente, a primeira vez que visitei o Rio de Janeiro, fui a Malhação, e foi onde eu fiz a minha grande estréia para o público e que eu recebo carinho. Até hoje é o Gustavo.

O tempo de Malhação já passou e, atualmente, ele está no ar como o carioca Ricardo de Paraíso, que deixa a cidade grande para tentar a vida no interior.

- Eu faço uma analogia da minha saída de Recife. Embora Recife seja uma cidade grande, eu fui para uma grande capital que é São Paulo. Eu emprestei um pouco disso: a coisa do sonho, do idealismo, o conflito que se enfrenta ao sair da faculdade, não conseguir um emprego. Eu acho que é isso que os motivam.

Na trama, quando Ricardo chega na terra do amigo Zeca, o filho do diabo, o moço da cidade vira o centro das atenções da mulherada local. Longe dos ouvidos da namorada, Guilherme revela que essa história o faz lembrar de suas férias na cidade de Itamaracá.

- Tinha uma lourinha, que era um charme. Eu e meus amiguinhos ficávamos esperando as férias de verão para vê-la. Eu acho que, em Paraíso, chegam dois jovens na cidade de interior com vocabulário diferente, roupas diferentes, uma aparência diferente, vão perguntar: quem são eles? Por isso causa esse alvoroço, que é muito engraçado.

Paraíso é o remake de uma novela de mesmo título e mesma autoria, exibida em 1982. Na primeira versão, Ricardo foi interpretado por Kaíque Ferreira, no entanto, apesar de admirar, Guilherme preferiu não assistir a nada antes de gravar.

- Depois que gravei, lá pelo capítulo 30, fui dar uma olhada na primeira versão, mas não mudei nada. Porque o texto de Benedito é muito apreciável, quando você pega o texto e lê, a pontuação, a indicação do autor, você tem ali tudo muito esclarecido, você sabe a respiração que tem que dar, a virada quando tem que dar, finaliza.