terça-feira, 21 de abril de 2009

Voz sarada: Conheça os exercícios que mantém a saúde de suas cordas vocais

Por Thaís Bronzo

Atire a primeira pedra quem nunca soltou a voz debaixo do chuveiro. Não precisa ser um Pavarotti para saber que a voz é muito importante, não apenas profissionalmente, mas para o nosso dia-a-dia. Afinal, para dizer um simples "bom dia" é preciso usá-la. Ela é tão necessária que merece uma comemoração: 16 de abril é o Dia Mundial da Voz. Aproveitando a data, vai uma pergunta: como você cuida da sua voz? Se a resposta é "não sei" ou "nada", é bom se preocupar.

De acordo com a fonoaudióloga Maria Laura Wey Märtz, que também é mestre em distúrbios da comunicação, nossa voz, de um modo geral, reflete aspectos de nossa saúde física e emocional. "Assim, os cuidados com a voz são os mesmos que adotamos para uma vida equilibrada, considerando as variadas atividades de nosso cotidiano", explica. Por isso, seguem alguns cuidados básicos para a saúde geral que tem bons efeitos sobre a voz:

-Hidratação: tem efeito lubrificante sobre todo o organismo, mas também sobre a mucosa que recobre o trato respiratório e as pregas vocais.

-Sono: é possível perceber o cansaço de uma pessoa também em sua voz, que fica mais grave, mais fraca e sem vitalidade; a fala pode ficar mais lenta e a articulação pouco definida. Por esses motivos, é importante cuidar das horas de sono necessárias ao descanso e reposição da energia gasta.

-Alimentação: muito se fala dos alimentos que fazem bem ou mal à voz. Aqui também é importante salientar que os alimentos que podem fazer bem à voz são aqueles que fazem bem ao corpo todo, já que eles não têm efeito direto sobre as pregas vocais: assim como a água, eles são absorvidos pelo organismo durante o tempo de digestão e, posteriormente, atuam sobre nosso corpo e nossas pregas vocais. Desta forma, frutas são indicadas pelo seu poder adstringente, limpando o organismo e fluidificando as secreções, inclusive a saliva e o muco.

-Quanto ao leite e derivados, bem como os chocolates, é importante evitá-los no momento em que se vai utilizar a voz de forma mais prolongada, pois engrossam a saliva e podem trazer dificuldades à produção mais harmoniosa da voz.

-Alimentos gordurosos e mais pesados aumentam a produção de ácidos no estômago e pessoas com tendência ao refluxo devem evitá-los, pois o refluxo irrita a mucosa das pregas vocais e pode acarretar tosse, secura na boca e também rouquidão.

-Temperos picantes, alimentos muito ácidos e muito salgados podem ressecar a mucosa das pregas vocais, prejudicando a produção da voz.

-Alimentos muito quentes, ou muito gelados, podem prejudicar a mucosa, de modo que é importante temperá-los na boca antes de deglutir, ou ainda preferir os frios e quentes, sem exageros.

-Álcool em excesso e cigarros podem produzir ressecamento, irritação e mesmo sérias alterações na boca e na laringe, constituindo, portanto, hábitos a serem evitados.

-Quanto ao uso da voz, é bem importante falar sem fazer muito esforço, respirando com tranqüilidade, evitando gritar e mantendo um tom de voz confortável, nem agudo demais, nem grave demais. Se o período de fala for longo, como no caso de profissionais da voz (professores, atores, cantores, operadores de telemarketing, entre outros), é importante fazer pausas e hidratar-se para evitar esforços excessivos.

Friozinho

O outono já chegou e, com ele, o friozinho. A fonoaudióloga Maria Laura explica que algumas questões ambientais podem causar maiores dificuldades na produção da voz, como o choque térmico, as alergias, gripes e resfriados. "Continua sendo importante a hidratação, sob a forma de água, sucos, chás diversos. O agasalho ajuda a evitar mudanças bruscas na temperatura corporal", ressalta.

Nesta época do ano, também é muito comum os casos de rouquidão. "É importante fazer repouso vocal, falando apenas o necessário e evitando o sussurro, que esforça muito a região da laringe e garganta", alerta.

Malhação para a voz

Quem disse que exercícios servem somente para ficar musculoso? A fonoaudióloga Maria Laura dá dicas de cuidados práticos com a voz para todos os dias:

-Bocejar, para relaxar a laringe.

-Espreguiçar-se, para começar bem o dia e como uma pausa para relaxar em qualquer momento.

-Mastigar um som lentamente, cantando hummmm de forma prolongada, lábios fechados, deixando o som ressoar pela face, principalmente nariz e laterais.

-Vibrar os lábios, escorregando o som da voz para tons graves e agudo.

-Vibrar a língua, também alternando entre agudos e graves ligados.

-Cantarolar pequenas escalas em intensidade média, sem forçar.

-Ler em voz alta, controlando a respiração, fazendo pausas e entonações.

-Recitar poesias, ou mesmo inventar para elas uma melodia e cantá-las.

-É importante prestar atenção ao fazer qualquer exercício, pois, mais do que a quantidade, é a qualidade da observação e da experiência que vai resultar em bons cuidados com a voz.

"Por falar em cuidados, escutar vozes também é muito importante: tanto a sua, como a de seus interlocutores, com a de cantores, atores e tantas vozes que habitam a nossa vida. A escuta afina o nosso ouvido, e também a nossa voz", finaliza a fonoaudióloga.