terça-feira, 21 de abril de 2009

Paraíso: Eriberto Leão fala sobre o filho do diabo

Por Thaís Bronzo


Em Paraíso, Eriberto Leão dá vida a José Eleutério, mais conhecido como Zeca, o filho do diabo. A história toda começou por conta de um causo antigo: depois que o pai dele, interpretado por Reginaldo Faria, comprou um diabinho dentro de uma garrafa, ele começa a enriquecer e a sua esposa engravida, mas acaba morrendo no parto.

- A crendice popular diz que quem pare filho do cramulhão, pare uma vez só. Como ele tinha o diabinho na garrafa e a mulher morreu no parto, a lenda foi feita, explicou o ator.

Paraíso é um remake e, como sempre, há a curiosidade de saber as semelhanças ou diferenças entre a atual novela e a exibida em 1982.

- Eu vi algumas coisas na internet da novela original, mas não é bom, para quem está fazendo o remake, assistir ao que os outros atores fizeram. Porque a gente tem que fazer a partir do nosso. Lógico que tem uma influência, o Kadu Moliterno fez brilhantemente, mas esse é o Zeca do Eriberto, do Papinha, do Benetido sendo adaptado pela Edmara e Edilene.

Se esse é o Zeca do Eriberto, o que será que o personagem tem em comum com o ator? Mais uma vez, o amor pela natureza foi citado em primeiro lugar.

- Eu fiz administração de empresas e artes dramáticas e o Zeca tem duas faculdades também, agronomia e advocacia, já é uma coincidência bacana. Só que ele foi morar no Rio de Janeiro. Eu moro no Rio de Janeiro há seis anos. Mas, quando eu fiz minhas duas faculdades, fui morar em Nova Iorque, fiquei dois anos lá, eu poderia ter continuado lá, mas algo me chamou para o meu país. Então, também tem essa semelhança, algo chama o Zeca para a terra dela.

E se ele emprestou alguma coisa para o Zeca?

- Por inteiro, eu sou ele, estou vivendo ele, disse, sem hesitar.
***
Paraíso: Eriberto Leão fala sobre Benedito e Ibope

Por Thaís Bronzo


A partir de segunda, dia 16, Eriberto Leão estréia nas telinhas como protagonista de Paraíso, de Benedito Ruy Barbosa, com adaptação de Edmara e Edilene Barbosa.

Orgulho de ser Benedito

Paraíso não é o primeiro remake de Benedito Ruy Barbosa no currículo de Eriberto Leão. Ele já atuou em Cabocla e Sinhá Moça, duas novelas em que o tema rural é abordado.

- Se eu ficar marcado como sendo um ator do Benedito Ruy Barbosa, vou embora feliz, porque ele é o nosso Shakespeare. É a mesma coisa de dizer: você vai ficar marcado por só fazer Shakespeare. Poxa, que bom!

Ibope

A audiência das novelas das seis não anda agradando muita gente, inclusive Benedito chegou a se pronunciar sobre os baixos índices do Ibope. No entanto, essa não é uma preocupação do novo protagonista.

- Estamos muito felizes e satisfeitos fazendo essa obra, ela já é um sucesso pra gente. O resto é o imponderável.