sexta-feira, 11 de abril de 2008

Acidente com idosos requer atenção


Além das conseqüências físicas, as quedas provocam piora na qualidade de vida

Por Thaís Bronzo


Tropeçar. Cair. Machucar-se. E, no final, a recuperação. Os acidentes podem ocorrer com todos nós, em qualquer idade. No entanto, as conseqüências dessas quedas são mais sentidas conforme envelhecemos. De acordo com o Sistema Único de Saúde (SUS), um terço dos atendimentos por lesões traumáticas nos hospitais do Brasil ocorre com pessoas acima de 60 anos.

Em entrevista ao Portal Padre Marcelo Rossi, a geriatra Daniela Simone Alves de Oliveira
explica como ocorrem os principais acidentes com idosos e dá dicas simples de como é possível evitá-los.

Portal Padre Marcelo Rossi – Como ocorrem os acidentes com idosos?
Daniela Simone Oliveira – A queda é o principal acidente que ocorre com os idosos e que muitas vezes traz, para eles, graves conseqüências, como traumatismos cranianos ou fraturas, além da piora da qualidade de vida, perda da autonomia e independência e isolamento social, já que o idoso começa a não sair mais de casa por medo de cair.

Portal Padre Marcelo Rossi – Quais as principais causas?
Daniela Simone Oliveira –
Com o envelhecimento, sofremos uma série de alterações fisiológicas como declínio visual, diminuição da força muscular, alteração do equilíbrio e sensibilidade, alterações na marcha e postura que, apesar de próprias para a idade, aumentam a chance de um indivíduo cair. Além disso, os idosos usam uma série de medicações, muitas vezes por conta própria, que podem aumentar o risco de queda, e apresentam várias doenças que pioram ainda mais esses riscos, como catarata, labirintite, hipertensão, diabetes e Parkinson.

Portal Padre Marcelo Rossi – Como é feito o tratamento e como ocorre a recuperação? Os acidentes podem resultar em outras doenças?
Daniela Simone Oliveira –
Com as quedas, podem ocorrer traumatismos cranianos graves, muitas vezes fatais ou levando os idosos a ficar com grandes seqüelas e fraturas, sendo o punho, o fêmur e as vértebras da coluna os locais mais comuns, principalmente se estiver associado à osteoporose. Nestes casos, geralmente, é necessário cirurgia, sendo a recuperação muitas vezes lenta e difícil. Em geral o idoso fica muito tempo acamado aumentando o risco de pneumonias e úlceras.

Portal Padre Marcelo Rossi – Como evitar esses acidentes?
Daniela Simone Oliveira –
Fazer um acompanhamento médico regular com um geriatra, avaliação oftalmológica anual, exames como densitometria óssea diminuem o risco de queda com fratura. Além de medidas simples que podem ser tomadas para evitar esses acidentes.

Evitar acidentes na terceira idade é fácil

Geriatra dá dicas que tranqüilizam idosos e familiares

Não é possível prever quando sofreremos uma queda ou um tropeção. Porém, precauções podem ser tomadas para evitá-los. A geriatra Daniela Simone Alves de Oliveira
dá algumas dicas que tranqüilizam idosos e familiares.

Em casa:
-Usar sapato adequado, com solado anti-derrapante, que fique bem preso aos pés;

-Retirar tapetes e móveis do caminho;

-Boa iluminação;

-Corrimões em escadas;

-Barras de apoio no banheiro;

-Evitar subir em escadas, bancos, lajes; e

-Evitar lavar chão, banheiro.

No dia-a-dia:
-Atividade física regular e exercícios como tai chi shuan aumentam a força muscular e equilíbrio e são essenciais na terceira idade;

-Tomar um pouco de sol e ingerir leite e derivados auxiliam na manutenção da massa óssea, sendo também muito importantes; e

-Usar óculos adequados e não ter vergonha de usar uma bengala como apoio ou pedir a ajuda de um filho ou amigo é também importantíssimo para que os idosos permaneçam mais tempo independentes e bem integrados na sociedade.