sexta-feira, 11 de abril de 2008

Juros: entender para lucrar


Por Thaís Bronzo

Juros é aquilo que pagamos quando tomamos crédito, pedimos dinheiro emprestado, ou a quantia que recebemos quando investimos, quando deixamos o nosso dinheiro aplicado.

De acordo com a consultora financeira Elaine Toledo, os juros que mais conhecemos são os dos créditos que tomamos emprestados. “Na verdade, nós pagamos esses juros por não termos a paciência de esperar para concretizar uma compra no futuro. Queremos hoje, queremos já e por isso pagamos juros”, explica.

“Por exemplo, se você deixar R$1.000,00 aplicados num investimento que paga 1% ao mês, acima da inflação, esse investimento, daqui seis anos, vai lhe proporcionar o dobro do seu capital”, exemplifica. “Se você contrair uma dívida com juros de 9% ao mês e não conseguir pagar essa dívida, em apenas oito meses a sua dívida dobra”.

O crédito deve ser usado com consciência. É preciso perceber quando realmente há necessidade de usar esse crédito. “Sugiro que não se use crédito para comprar eletroeletrônicos, móveis, coisas que a gente pode juntar o dinheiro para depois comprar. Ou então pegar esse crédito para favorecer familiares”, aconselha Elaine. “Sugiro que você experimente mudar de lado. Ao invés de ser um tomador de crédito, que você seja um investidor. Você vai ver o seu dinheiro multiplicar, a sua capacidade de aquisição muito maior, porque você vai poder comprar à vista, vai poder negociar e obter melhores preços”.

“Viver sem dívidas é bom e tenho certeza que a sua vida vai ficar melhor”, finaliza Elaine.