quinta-feira, 10 de abril de 2008

Do lixo ao luxo

Reciclagem ajuda o meio ambiente, a economia e a sociedade

Por Thaís Bronzo


Lugar de lixo é no lixo. Mas será que tudo que jogamos fora realmente não tem mais utilidade? De acordo com a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil produzia, em 2000, mais de 125 mil toneladas de lixo por dia. Desse total, 47,1% era destinado a aterros sanitários, 22,3% a aterros controlados e 30,5% a lixões.

Ou seja, muito lixo e pouco espaço para armazená-lo. Uma das maneiras de diminuir essa quantidade é a reciclagem ou o reaproveitamento do lixo. “Reciclar significa fazer novamente a partir do produto final que seria jogado fora”, explica o técnico em meio ambiente e coordenador do programa de coleta seletiva da Prefeitura de São Paulo, Jetro Menezes. Materiais como vidro, plástico, metal e papel podem ser reciclados, mas, hoje, de tudo o que jogamos no lixo, apenas um pouco é destinado para a reciclagem. “O restante vai parar nos aterros e lixões, onde pode levar milhares de anos para se decompor, dependendo do tipo de embalagem”, completa.

Além de diminuir a quantidade de resíduos enviados aos aterros e lixões, a reciclagem também é importante ambiental, econômica e socialmente. “Pois preserva o meio ambiente, com a redução de energia no processo de produção e com a diminuição da retirada de matérias-primas da natureza, como petróleo, areia, árvores, entre outras”, explica o diretor técnico da Cooperativa de Reciclagem Crescer, Jair do Amaral.

Segundo o diretor executivo do Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), André Vilhena, o impacto econômico da reciclagem pode ser visto na geração de oportunidades, principalmente para as comunidades carentes. “A reciclagem cria postos de trabalho. Atualmente, existem 800 mil catadores, em todo o Brasil, que fazem coleta na rua”, ressalta.

Como reciclar?

Ao contrário do que se pode imaginar, reciclar não é tarefa difícil. Basta começar.

Primeiro, separe os resíduos recicláveis dos não-recicláveis. São materiais recicláveis:
-Papel: jornal, revista, caixa, papelão;
-Vidro: garrafa de vidro, copo, pote;
-Metal: lata, clipes, grampo, papel alumínio; e
-Plástico: garrafa e copo plásticos, cano, saco.

Antes de guardar os objetos recicláveis, limpe e seque-os.

Depois é só destinar esses materiais a instituições de coleta seletiva ou aos catadores.

“Começar a participar do programa de coleta seletiva de sua cidade e seu bairro, colaborar com entidades e cooperativas que realizam esse trabalho, bem como de outros trabalhos de educação ambiental, plantio de mudas, economia d’água e energia elétrica, reduzir o consumo de produtos com embalagens não recicláveis, exigir no supermercado, padaria e açougue embalagens biodegradáveis e viabilizar em sua rua, condomínio, igreja, etc., a participação efetiva desses na conservação e preservação de nosso ambiente”, conclui Amaral.

O planeta conta com a ajuda de todos nós.

Aprenda a reciclar papel em casa

Técnico em meio ambiente ensina passo a passo

O papel é feito de madeira. Portanto, para fazer uma folha é preciso derrubar árvores. E cada árvore demora anos e anos para crescer. De acordo com o técnico em meio ambiente e coordenador do programa de coleta seletiva da Prefeitura de São Paulo, Jetro Menezes, uma tonelada de papel reciclado corresponde de dez a 20 árvores adultas que deixam de ser cortadas. Além disso, diminui o consumo de água, pois na fabricação de uma tonelada de papel reciclado são necessários apenas 200 litros de água, já no sistema convencional este volume pode chegar a 100 mil litros. Sem contar os benefícios da reciclagem como um todo.

Com tantas vantagens, que tal fazer papel reciclado na sua casa mesmo? Jetro Menezes, que também ministra cursos sobre papel reciclado (
www.jetropapelreciclado.com.br), dá a receita:

Você vai precisar:
-bacia de plástico (para colocar telas);
-balde;
-mesa;
-varal e pregadores;
-água limpa;
-liquidificador;
-cola em pó (opcional – dá mais firmeza ao papel);
-panos para estender as folhas (tamanho das telas);
-jornal (para forrar a mesa e o chão);
-sulfite branco ou colorido, papel Kraft e papelão (usados, mas sem sujeiras ou gordura);
-avental;
-esponja; e
-telas.

Modo de preparo: