sexta-feira, 11 de abril de 2008

Limão faz bem para corpo e mente


Por Thaís Bronzo

A fruta, que chegou às Américas no século 16 com os primeiros colonizadores portugueses e espanhóis, hoje é facilmente encontrada no Brasil durante o ano todo.

A química Conceição Trucom, autora do livro “O poder de cura do limão”, garante que a ingestão da fruta é indicada para pessoas de todas as idades. “O limão é a fruta de toda a natureza que mais acumula energia do sol durante o tempo em que está amadurecendo. Ou seja, quando ingerimos o suco do limão, estamos colocando uma boa quantidade de energia solar para dentro de nós”, explica. “Isso vai trazer para a nossa vida mais alegria, mais clareza, mais lucidez, memória, capacidade de concentração”.

Conceição também ressalta as propriedades cítricas do limão. “Quando entra no nosso organismo, ele se transforma em alguns sais que são muito importantes para a nossa saúde. Esses sais vão ajudar o nosso corpo a assimilar ferro, cálcio, magnésio”, define. “Minerais que a partir de uma certa idade precisamos tanto, mas a nossa alimentação ou é carente ou não fazemos uso de alimentos que ajudam a assimilar esses minerais”. De acordo com a química, se uma pessoa está com osteoporose ou anemia, por exemplo, não basta ingerir alimentos ricos em cálcio e ferro se não há um agente que auxilie na fixação desses minerais em nosso organismo.

De acordo com Conceição, ao entrar em nosso organismo, o limão provoca uma alcalinização. “Que é supersaudável para a harmonia metabólica, para a limpeza do nosso organismo, de tudo que está em excesso, de tudo que está prejudicando a nossa alegria de viver e a nossa qualidade de criatividade, produtividade e assim por diante”, conclui.