sexta-feira, 11 de abril de 2008

Economia doméstica: como organizar o orçamento familiar?


Por Thaís Bronzo

A consultora financeira Elaine Toledo, autora do livro “Saiba mais para gastar menos”, ensina um método que possui apenas três passos para se organizar financeiramente. “É o método ‘EPA’: ‘E’ de enxergar, ‘P’ de pensar e ‘A’ de agir”, enumera.

Seguindo o método ‘EPA’, o primeiro passo é enxergar. “Nós temos que enxergar os números na sua realidade e isso requer uma certa disciplina para a gente poder coletar dados”, explica. “Sugiro que você pegue uma caixinha, pode ser qualquer caixinha que tenha em casa, e coloque dentro dela todos os comprovantes de gastos diários. E aquilo que não tem comprovante, anote em um papelzinho que você carregue na carteira e chega no final do dia coloque na caixinha”.

Elaine sugere que se reserve alguns minutos semanais para passar todas as informações que estão na caixinha para uma planilha de orçamento. “Depois de anotado na planilha, ao final de quatro semanas você vai ter exatamente onde e quanto gastou em um mês”, ressalta.

O que fazer com esses dados? “Agora é hora do ‘P’ de pensar. Esse é o momento de reunir a família para analisar quais os gastos serão mantidos, quais serão reduzidos e quais serão eliminados”, garante.

Depois da reunião familiar, chegou o último passo: o ‘A’ de agir. “Para tornar realidade aquilo que acabamos de decidir que queremos fazer e que a família concorda”, diz.

“Com esses três passos você vai organizar o seu orçamento sem desequilibrar o seu relacionamento familiar”, finaliza a consultora financeira.