sexta-feira, 11 de abril de 2008

Fim das doenças?


Análise sanguínea pode ajudar a prevenir e até curar enfermidades

Por Thaís Bronzo

O constante avanço da medicina faz com que vivamos cada vez mais e melhor. Doenças que arrasavam cidades, estados e até países, hoje são facilmente prevenidas com vacinas ou curadas com antídotos. E na busca por nos tornarmos imunes, foi descoberta uma nova forma de análise sanguínea que também examina as características ambientais que envolvem o paciente e suas possíveis influências no surgimento de patologias.

Em entrevista ao Portal Padre Marcelo Rossi, o especialista em medicina integrativa Alexandre Castelo Branco de Luca
, explica como os exames HLB e Campo Escuro pode ajudar na prevenção e até mesmo na cura de doenças.

Portal Padre Marcelo Rossi – O que são os exames HLB e Campo Escuro?
Alexandre Castelo Branco de Luca –
São exames realizados de microscopia na qual tem a finalidade de análise do sangue do ponto de vista funcional, ou seja, HLB é um exame de sangue da gota coagulada na qual podemos avaliar 40 tipos diferentes de morfologia correlacionada com várias patologias: radical livre, vitamina C, disbiose ou processos inflamatórios intestinal, metal tóxico, alteração hormonal, parasita, toxicidade, alteração de tireóide. Campo escuro é um exame de microscopia do sangue na qual avaliamos a morfologia sanguínea de alta resolução (43 tipos diferentes), ou seja, visualizamos ao vivo as células sanguíneas e suas alterações e correlacionamos com as patologias tais: disbiose ou processos inflamatórios intestinais, doença de Lyme, moxidação, anemia, parasita, alteração enzimática, alterações nutricionais como taurina, B12. Os dois exames juntos confirmam um ao outro.

Portal Padre Marcelo Rossi – Para que servem?
Alexandre Castelo Branco de Luca –
Como estes exames têm uma abrangência sobre várias patologias, sabendo-se que são 83 tipos diferentes de morfologias correlacionados a 147 tipos diferentes de doenças, podemos ter uma visão mais ampla da doença e seu mecanismo no organismo do paciente, bem como, sendo um exame de análise funcional, podemos agir de forma preventiva, diagnóstica, terapêutica e de seguimento do paciente.

Portal Padre Marcelo Rossi – Para quem são indicados?
Alexandre Castelo Branco de Luca –
Para todo o tipo de pacientes, desde a infância até a senilidade, sexo, raça ou classe social. Abrange a todos, sem discriminação.

Portal Padre Marcelo Rossi – Como são realizados?
Alexandre Castelo Branco de Luca –
Podem ser feitos no momento da consulta, na qual é realizado através de punção - igual ao exame de glicemia. Punciona-se o dedo através de uma técnica especial e o exame é colhido em duas lâminas, uma para o HLB e a outra para o exame de campo escuro.

Portal Padre Marcelo Rossi – Como são analisados?
Alexandre Castelo Branco de Luca –
Os exames são analisados na mesma hora que o paciente colhe o exame, pois tem a duração de uma hora aproximadamente. O paciente fica sentado na frente do examinador e é explicado item por item as alterações que estão ocorrendo.

Portal Padre Marcelo Rossi – Quais as providências que o paciente deve tomar após realizar esses exames?
Alexandre Castelo Branco de Luca –
Depende de cada caso. O tipo de avaliação na qual realizo não se resume exatamente num exame de sangue, e sim numa avaliação global do paciente. Após a avaliação do paciente dentro deste contexto, com a realização não apenas deste exame, mas de um conjunto de exames, podemos delinear um conjunto de medidas terapêuticas para poder melhor orientar nosso paciente, mas também para obtermos o êxito de nossa terapia e a cura do paciente.

Portal Padre Marcelo Rossi – Quais doenças são possíveis evitar com esses exames? Como?
Alexandre Castelo Branco de Luca –
Existe uma gama de doenças na qual podemos prevenir, como hipertensão, estresse, doenças degenerativas, depressão, doenças cardiovasculares, diabetes, problemas digestivos. A prevenção é realizada através de protocolos de tratamento, que são os mais diversos possíveis.