quarta-feira, 9 de abril de 2008

Pelo bem da Amazônia


Exposição procura despertar consciência ecológica na população

Por Thaís Bronzo e Rodrigo Herrero

O aquecimento global, causado pela queima de florestas e pela emissão de gás carbônico na atmosfera, tem provocado sérias conseqüências ao meio ambiente. E uma das principais vítimas é a Amazônia, que, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), poderá ter a sua temperatura elevada de três a oito graus ainda neste século, prejudicando o ecossistema da região, além de por em risco a vida no planeta.

Preocupada com isso, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) elegeu a Amazônia como tema da Campanha da Fraternidade dois mil e sete, com o lema "Vida e Missão neste Chão".

“Nós estamos percebendo o efeito estufa, as dificuldades que o planeta está sofrendo com tornados, chuvas de granizo, com manifestações de tempo até então nunca registradas, mudanças de clima que nunca aconteceram tão abruptamente. Então, isso nos chamou a atenção e é um dos aspectos pelos quais a gente está realizando a campanha da fraternidade”, conta o coordenador da Campanha da Fraternidade na Diocese de Santo Amaro, padre Maurício Cruz.

O bispo da diocese, Dom Fernando Figueiredo, crê que este seja o primeiro passo para um aprofundamento dos trabalhos em prol da natureza. “Esperamos que pela campanha da fraternidade possamos ver ações concretas para que tenhamos soluções para esses graves problemas que estão atingindo a nossa natureza”, afirma.

E uma dessas iniciativas está sendo realizada pela diocese, em parceria com o Greenpeace, Instituto Ambiental Vidágua, Universidade Ibirapuera e Ibama, no Shopping Interlagos, na zona sul de São Paulo. Trata-se de uma exposição fotográfica, com túneis sensoriais e jogos lúdicos para as crianças, que levam os visitantes, com a ajuda de monitores, a perceber como as mudanças climáticas que poderão ocorrer com a destruição da Amazônia.

“O túnel apresenta, num primeiro momento, as causas das mudanças climáticas. Então, o efeito estufa provocado pelo excesso de gás carbônico, depois você tem as enchentes, você tem os ciclones, você tem as catástrofes naturais provenientes disso tudo. Então os monitores vão acompanhando as equipes e explicando passo a passo como acontece essas mudanças e as conseqüências delas”, explica padre Maurício.

O Shopping Interlagos recebe 100 mil visitantes por dia. Por isso, o local foi escolhido para abrigar o evento, que busca sensibilizar a população sobre os problemas que a Amazônia tem sofrido ao longo dos anos.

“A Amazônia é uma preocupação de todo o ser humano, que quer preservar a vida para as próximas gerações. O que esperamos com esse evento aqui é que cada um de nós façamos a nossa parte para que todos se conscientizem da importância da preservação do verde, do meio ambiente, da Amazônia”, diz a Superintendente do Shopping Interlagos Carla Giovanna Bordon Gomes.

“Nesse evento a gente tem a possibilidade de levar para um número maior de pessoas os problemas que o país e o planeta estão sofrendo com as mudanças climáticas, mas também oportunidade de ver que é possível fazer alguma coisa”, complementa a Diretora de Marketing do Greenpeace, Clélia Maury.

E algumas dessas coisas podem ser feitas por todos. São ações simples, mas que ajudam a preservar o planeta Terra, como sugere o padre Maurício. “Aproveitar todo o material reciclável, despertar para não consumir energia demasiadamente sem necessidade, não gastar água, enfim, ter uma consciência ecológica. E percebermos que a Terra é um ser vivo”.

A exposição e os túneis sensoriais da Campanha da Fraternidade ficam até o dia vinte e dois de março na praça de eventos do Shopping Interlagos, na Avenida Interlagos, 2255. O horário de funcionamento é das 10 da manhã às 10 da noite. ara mais informações ligue: 11 – 3471-8888.

Quem quiser saber mais sobre a Campanha da Fraternidade 2007, entre em contato com a Diocese de Santo Amaro no telefone: 11 – 5564-4829.