sexta-feira, 11 de abril de 2008

Viagem para a praia exige cuidados na alimentação


Nutricionista alerta para os perigos na hora de se alimentar a beira mar

Por Thaís Bronzo

É verão. Difícil resistir a um bom banho de mar e aos petiscos na areia da praia, não é mesmo?

“Quando eu vou à praia, como em quiosques, geralmente aqueles que têm pratos feitos. Gosto também de comer porção de anéis de lula. E só não como camarão frito porque tenho alergia. Eu escolho o quiosque com a melhor aparência e com bom atendimento”, diz a analista administrativo Suelen Silva, de 22 anos.

“Eu como muita fritura, camarão, bolo, muito sorvete. E como tudo isso nos quiosques da praia. Escolho os mais movimentados, porque, geralmente, são os melhores”, explica a assistente de produção Joice de Sousa, de 23 anos.

“Não costumo comer na praia, prefiro alimentar-me em casa, antes de sair. Na praia, eu tomo líquidos, principalmente sucos e água, picolé e açaí. Geralmente vou aos quiosques mais próximos de onde estou e verifico se não está sujo para, então, pedir algo”, fala a jornalista Luana Pereira, de 24 anos.

Às vezes, na hora que bate aquela fome, acabamos não prestando atenção onde e do que estamos nos alimentando. A nutricionista Roberta Stella explica que os alimentos devem estar bem acondicionados, caso contrário, podem sofrer deterioração. “Fazendo com que haja mudança na textura, cor, odor, sabor e, no pior caso, proliferação de bactérias e fungos que podem trazer mal-estar, como, por exemplo, diarréia e vômitos e, em casos mais graves, até a morte”, alerta.

A nutricionista aconselha verificar se os alimentos, principalmente as carnes, são conservados em freezer e se estão bem embalados, além de evitar alimentos pré-prontos. “As preparações devem ser feitas na hora. Evite também sanduíches com maionese e certifique-se que esta é industrializada e não caseira. Evite beliscar salgadinhos e biscoitos recheados, dê preferência para frutas, que são ótimas opções para serem consumidas na praia”, enumera. “Qualquer alimento suspeito deve ser descartado. Os maiores problemas estão na conservação dos peixes, camarões e mariscos. Evite os espetinhos de camarão e queijo vendidos por ambulantes. Prefira se alimentar em um quiosque ou restaurante com ambiente limpo e que os funcionários estejam adequadamente limpos, mãos e uniformes higienizados. Se possível, peça indicações de restaurantes e quiosques para pessoas que freqüentam a praia”, completa.

No caso das bebidas, principalmente dos sucos naturais, é preciso verificar se a fruta não está degradada. “Uma dica é verificar se elas não estão expostas ao sol. Note se elas estão acondicionadas em lugar fresco, de preferência, na geladeira. Em relação à água, verifique sempre se a embalagem não está violada”, assegura.

Para quem prefere levar os alimentos de casa, também é preciso atenção. “Utilize uma sacola ou bolsa térmica para evitar a exposição ao calor, fator que acelera a proliferação de microorganismos como bactérias, fungos e vírus”, conclui.

E para quem quer ter um dia saudável na praia, confira o cardápio preparado pela nutricionista.

Cardápio para dias de sol e calor na praia

Especialista dá dicas para um verão saudável

Quando estamos na praia, queremos esquecer tudo o que lembra a rotina de trabalho e estudo. E, geralmente, “esquecemos” também da nossa alimentação. De acordo com a nutricionista Roberta Stella, o ideal é estipular os horários para as refeições e, sempre que possível, evitar sair da rotina alimentar. “Dessa maneira, será mais fácil organizar a alimentação. As refeições que podem ser feitas são: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar”, enumera.

É importante evitar alimentos muitos gordurosos como frituras, molho branco, empanados, à parmegiana. “Uma alimentação rica em gorduras prejudica a digestão e causa mal-estar”, explica a nutricionista. “Evite qualquer tipo de excesso. Se possível, as bebidas alcoólicas devem ser evitadas, dê preferência à água mineral, água de coco e sucos naturais. Ingira alimentos ricos em água e de baixa quantidade calórica, como frutas, legumes e verduras. Beba, pelo menos, oito copos de água por dia”, completa.

Para fazer uma boa alimentação durante o dia a beira mar, a nutricionista preparou um cardápio especial para os leitores do Portal Padre Marcelo Rossi:

Café da Manhã
-1 copo de leite com café
-2 fatias de pão integral
-2 fatias de queijo branco
-1 pêra

Lanche da Manhã (praia)
-1 espiga de milho
-1 água de coco (evite a polpa do coco, pois é rica em gorduras e calorias)

Almoço
-3 colheres (sopa) de legumes cozidos
-1 posta (100 g) de peixe cozido ou assado
-4 colheres (sopa) de arroz
-1 copo de suco de fruta natural
-1 taça de salada de fruta

Lanche da tarde
-1 unidade de picolé de frutas

Jantar
-1 fatia de pizza (evite as pizzas que apresentam recheio rico em gorduras como, por exemplo, quatro queijos ou que contêm requeijão cremoso)
-1 copo de suco natural

Boa alimentação e um ótimo dia na praia!