sexta-feira, 11 de abril de 2008

Tomate previne câncer, além de ter poucas calorias


Por Thaís Bronzo

O tomate é muito utilizado pela população brasileira, seja em saladas ou em molhos. De acordo com a nutricionista Ana Paula Maeda, o fruto na forma crua tem pouca caloria, em torno de 25. “Mesmo o molho de tomate, quando não é adicionada gordura, meia xícara de chá tem em torno de 85 calorias”, garante.

Ana Paula lembra que o tomate é um alimento fonte de vitaminas “A” e “C”, além de ácido fólico e potássio.

“O tomate tem a sua grande propriedade relacionada a sua cor. Porque é na cor do tomate que nós encontramos o licopeno”, afirma. “É ele que dá a tonalidade vermelha para o tomate e para o molho de tomate. O licopeno também é encontrado em outras frutas, como goiaba, melancia; em legumes, como pimentão; e ele está muito relacionado a prevenção do câncer de próstata”, completa. Ela explica que, no caso do câncer de próstata, o molho de tomate é melhor indicado, pois, para fazer o molho, o fruto é cozido, processo no qual o licopeno é liberado e fica mais fácil de ser absorvido pelo corpo.

“Na escolha do fruto é importante observar a cor do tomate, preferindo sempre a tonalidade mais avermelhada, que seria a característica da presença do licopeno”, finaliza Ana Paula.