sexta-feira, 4 de abril de 2008

Você já riu hoje?



Rir é mais comum do que pensa e pode trazer benefícios que você nem imagina
Por Thaís Bronzo

Rir é uma das coisas mais comuns que fazemos em nosso dia-a-dia. E os motivos para tantas gargalhadas são inúmeros.

“Acho engraçado os desenhos da TV. E rio também quando fazem cosquinhas em mim”, diz Maria Clara Lima Divetta, cinco anos.

“Eu dou muita risada com minha cachorra, quando meu namorado conta piadas, quando minha mãe tenta falar em inglês e não sai nada”, relembra, rindo, supervisora de telemarketing Bruna Meante, 22 anos.

“Histórias engraçadas sempre me fazem rir. Nem sempre piada é engraçada, mas situações inusitadas que acabam sendo engraçadas, tombos, essas coisas, me fazem rir”, conta a jornalista Mayra Dugaich, 21 anos.

A neurocientista Silvia Helena Cardoso explica que a maioria dos nossos risos não está diretamente ligada ao humor. “Nós rimos, essencialmente, em situações sociais e geralmente em momentos de felicidade, prazer e brincadeiras”, garante. Mas o riso é muito mais do que uma mera manifestação de alegria, ele também ameniza manifestações de agressividade e hostilidade. “Repare como utilizamos o riso quando queremos atenuar uma típica tensão entre estranhos ou necessitamos dizer ‘não’ a alguém. Freqüentemente rimos quando nos desculpamos. O riso desarma as pessoas, cria uma ponte entre elas e facilita o comportamento amigável”, completa. Ou seja, a função do riso é comunicar, passar a mensagem de que somos amigáveis e estamos dispostos a nos envolver com outras pessoas.

Além da questão social, o riso também provoca efeitos positivos em nosso organismo: diminui o estresse, a ansiedade, a dor, reforça a imunidade. Segundo Silvia Helena, o riso desencadeia diversas reações fisiológicas:
-Ativa o sistema cardiovascular, aumentando a freqüência cardíaca e a pressão arterial. Com a dilatação das artérias, há uma queda da pressão;
-Aumentando o fluxo sanguíneo nos órgãos por causa das contrações fortes e repetidas dos músculos da parede torácica, abdômen e diafragma;
-Aumenta o fluxo de oxigênio no sangue por causa da respiração forçada (“O ‘Ha! Ha! Ha!’ do riso”, como explica a neurocientista); e
-Diminui a tensão muscular.

Com tantas vantagens, a medicina já começou a utilizar o riso como forma de remédio em seus tratamentos, como é o caso dos “Terapeutas do Riso”. Um grupo de artistas que, vestidos de jalecos brancos e com caras de palhaço, leva humor a pacientes de todas as idades internados em hospitais. “O palhaço tem o poder de diminuir, aliviar as dores, provocar em cada um a descoberta da capacidade e o poder de transformar o ambiente, estimular a alegria, a vontade e o desejo de reação, o relaxamento e a naturalidade das expressões e vontades, amenizar o sofrimento, diminuir o estresse”, garante a coordenadora geral do projeto Dalvinha Gomes (apelido como é conhecida no grupo). O trabalho de transmitir o riso é duplamente satisfatório: pela redução de cerca de dez por cento no tempo de internação do paciente e pelo sorriso de quem recebe esses “médicos-palhaços”.

E então, que tal colocar em prática a terapia do riso em sua vida?

Se rir é o melhor remédio, por que não começar agora?

Coordenadora dos “Terapeutas do Riso” dá dicas para viver melhor
Por Thaís Bronzo
O riso é um excelente remédio para o ser humano, tem ação prolongada, é prazeroso e não tem contra-indicação.

De acordo com a coordenadora geral dos “Terapeutas do Riso”, Dalvinha Gomes (apelido como é conhecida no grupo), existem algumas dicas para viver melhor:
-Pensar sempre no que se quer e nunca, nunca no que você não quer e não gosta. Pois o ser humano tem a tendência a pensar, a falar nas coisas que não gosta e não quer para a sua vida. Somos o que pensamos e falamos;
-Sempre pensar que nós só merecemos o melhor, isso quer dizer: ter pensamento positivo sempre;
-Que hoje é o melhor dia do ano;
-Olhar o lado engraçado e divertido das pessoas;
-Praticar o exercício de rir de você mesmo;
-Somos pessoas ativas de nossa história e não vítimas da história; e
-Seja igual ao palhaço: mostre o seu ridículo e divirta-se!