quinta-feira, 10 de abril de 2008

TPM: coisa de mulher


Você sabe o que é tensão pré-menstrual?

Por Thaís Bronzo

Israel Inácio Romão, 27, e Suelen Santos Silva, 23, namoram há quase um ano e estão muito felizes. De vez em quando, sem nenhum motivo aparente, ela fica mais sensível, chorona e, se acontece alguma discussão, fica mais autoritária. “No início atrapalhava um pouco o relacionamento, pois não entendia porque em alguns períodos ela ficava mais exigente do que em outros”, relembra Israel. O que leva Suelen e tantas outras mulheres a essa mudança de humor é a tensão pré-menstrual, ou simplesmente, TPM.

A TPM é uma alteração hormonal, que ocorre todo mês após a ovulação, ou seja, de dez a 15 dias antes da menstruação, e tende a melhorar com a chegada do fluxo menstrual. Porém, nem toda mulher tem tensão pré-menstrual e, entre as que sofrem dessa síndrome, os sintomas variam, podendo ser de origem física, psíquica e emocional.

De acordo com o ginecologista Eliezer Berenstein, autor do livro “A tensão pré-menstrual e o tempo para mudanças” (Editora Gente, 1995), existem quatro tipos principais de TPM. “No tipo ‘A’ predomina a ansiedade e suas conseqüências. No tipo ‘C’ predomina a compulsão alimentar, principalmente por doces e chocolates. No tipo ‘D’ predomina sintomas depressivos. E o tipo ‘H’ não tem nada de psíquico, com ocorrência de inchaços, dores de cabeça e dores musculares nas pernas”, explica. Ainda segundo Berenstein, para caracterizar a TPM é necessário que os sintomas ocorram pelos menos durante três ciclos.

Além do mal-estar causado pelos sintomas, a tensão pré-menstrual também pode trazer problemas para a vida pessoal e profissional da mulher, como explica o ginecologista Benício Garcia Filho: “Como há uma alteração do humor, a mulher fica mais irritada. Por isso, ela pode brigar com o marido, filhos e até mesmo com o chefe durante o período pré-menstrual”.

“As pessoas comentam que eu fico mais irritada, isso me irrita mais ainda, gerando um certo desconforto”, diz Suelen. O namorado dela conseguiu contornar esse “probleminha” que antecede a menstruação. “Depois que percebi que só nesses momentos ela entra em alguns assuntos, comecei a prestar mais atenção no que ela fala, tento não discutir assuntos mais emotivos e passei a ser mais carinhoso, para neutralizar os momentos nervosos. No fim, tudo acaba dando certo”, garante Israel. “Para maridos e filhos ajudarem as mulheres, bastam quatro letras: ‘A’, ‘B’, ‘C’ e ‘D’. ‘A’ de afeto, ‘B’ de beijo, ‘C’ de carinho e ‘D’ de dedicação”, conclui Berenstein.

Então, homens de plantão: entendam as mulheres, pelo menos nesses dias.

O que fazer quando está “naqueles dias”?

Especialista fala o que é bom e o que não é para aliviar a TPM

O ginecologista Eliezer Berenstein, autor do livro “A tensão pré-menstrual e o tempo para mudanças”, dá algumas sugestões para viver melhor com a TPM:
-Fazer uma dieta rica em proteínas e fibras, pobre em açúcar refinado e sal;
-Evitar comidas muito salgadas ou doces em exagero, pois provocam retenção de líquido, ganho de peso e trazem, neste período, um desconforto físico;
-Ingerir menos laticínios e seus derivados;
-Aproveitar para pesar-se e saber quanto você retém de líquido em seu período pré-menstrual. Lembre-se que ganho de peso pode ser só água e não gordura; e
-Fazer atividades físicas.